segunda-feira, 30 de março de 2009

8ª Jornada - Classificação e resultados



Lombroso 5-4 Vai Quem Quer
Papi Kriki 11-3 Inter. Milheirós
Outsiders 7-4 Dinamo de Cedofeita
Montanelas 7-3 FCP
Acácias 9-1 Timi Boceta

quarta-feira, 18 de março de 2009

Selecção de Futsal: FADEUP 5-2 FDUP

Adeus, mas de consciência limpa
"The following contest is schedulled for one fall". Expressão frequente antes de alguns combates de wrestling, modalidade em que o desfecho do combate está definido antes do início, com todas as movimentações planeadas ao milímetro e ao segundo, levando a audiência a rejubilar com as estonteantes acrobacias.
Nesta partida relativa aos quartos-de-final dificilmente se poderia imaginar um cenário diferente de uma vitória expressiva da FADEUP, no qual a FDUP desempenharia um papel de mero figurante embrenhado na teia de talento adversária. A realidade, contudo, parecia querer ser ligeiramente diferente; ainda não estava completo o primeiro minuto do encontro e já Direito festejava o seu primeiro golo por intermédio de Miguel Vieira. Volvidos dois minutos, Filipe Coelho fuzilou o guardião contrário na cobrança de uma falta, ampliando a diferença para dois golos.
O que se seguiu foi uma verdadeira avalanche ofensiva por parte dos atletas verde e brancos. Tiago Lima foi segurando o nulo até aos limites do impensável, protagonizando uma série de boas defesas, sentindo incrementos de pressão a cada segundo. Totalmente remetida ao último terço do terreno, a formação vermelha acabou vitimada por um herói improvável: o possante guarda-redes adversário. A pisar terrenos bem mais ofensivos, baralhou as marcações e disferiu um potente remate que só parou no fundo da baliza. Seguidamente, o caso do jogo. Tiago Lima alivia mal o esferico nos últimos segundos da primeira metade, este embate no braço de um oponente e ressalta para golo. Os protestos conduziram à expulsão de Sérgio Rocha, fazendo antever o pior para a etapa complementar.
A partir daí, a história torna-se fácil de contar. Em condições físicas francamente superiores, com uma cultura e rotina tácticas mais apuradas e mais habituados a ritmos competitivos, os jogadores da FADEUP alcançaram a reviravolta, atingindo até números expressivos. Ainda assim, durante um período significativo da segunda parte, foram os "desportistas" bafejados pela sorte, tendo em conta que um golo de Direito (e não foi por escassez de oportunidades) poderia inverter o rumo dos acontecimentos.
Tal não aconteceu e, numa maré de faltas e alívios pouco premeditados, a partida chegou ao seu terminus e, consequentemente, a participação da FDUP no torneio de futsal.
Talvez merecessem outra sorte pela forma estóica como remaram contra as contrariedades, mas evidentemente as vitórias morais não conferem aos seus detentores passaportes para as eliminatórias seguintes. O lutador favorito - e, para muitos, vencedor antecipado - acabou por sair do ringue com o seu cinto dourado intacto. No entanto, a dignidade de um guerreiro é algo de extremo valor. E essa, não obstante a eliminação, permaneceu quase sem mácula.

Ficha de jogo:

Tiago Lima
Bruno Gomes
Nuno Rocha
Miguel Vieira (1)
Sérgio Rocha
Filipe Coelho (1)
José Pinto
Paulo Preto
David Liberal
Luis Santos

quinta-feira, 12 de março de 2009

7ª Jornada - Classificação e resultados



Vai Quem Quer 11-1 Timi Boceta
Acácias 3-3 Dinamo de Cedofeita
Montanelas 3-3 Outsiders
Lombroso 10-1 Inter. Milheirós
Papi Kriki 2-4 FCP

Balanço da Jornada

Vai Quem Quer 11-1 Timi Boceta
Amplamente reforçada após a debandada de jogadores para o outro lado do Atlântico, os Vai Quem Quer foram letais na hora de rematar a baliza, sem que os seus adversários pudessem sequer esboçar qualquer tipo de reacção. Rui "Martins" concretizou o tento de honra para os Timi Boceta numa boa jogada de insistência. David Liberal foi o homem do jogo, ao acertar nas redes por quatro vezes.

Acácias 3-3 Dinamo de Cedofeita
Ambas as equipas dipunham de poucas opções de recurso para este encontro; o banco do Dinamo apenas serviu para guardar as chaves do balneário. Tal facto não invalidou a entrega de ambas as equipas, separadas por um ponto na tabela classificativa e com ambições válidas de terminar a primeira fase no pelotão da frente. Os Acácias estiveram por três vezes em vantagem, mas um cruzamento tirado do meio campo por Diogo Neves, sem desvio algum, acabou por trair o guardião Artur Heidrich, fixando em definitivo o empate.

Montanelas 3-3 Outsiders
O vencedor isolar-se-ia no comando da prova. Ritmo frenético, múltiplas ocasiões de golo e críticas constantes à arbitagem. Bom espectáculo, com direito a emoção a rodos no último minuto; poucos esperavam que, após o 2-3 convertido aos 39', José Pinto ainda fosse capaz de empatar com uma verdadeira bomba do meio da rua.

Lombroso 10-1 Inter. Milheirós
Ao intervalo, a diferença era de apenas dois golos. Jamais seria expectável o desnível da etapa complementar. Paulo Coelho marcou por quatro vezes, isolando-se na liderança dos melhores marcadores da prova, num jogo em que os estudantes de criminologia enviaram o esférico aos postes por sete vezes, a juntar ao impressionante número de tentos apontados.

Papi Kriki 2-4 FCP
Quarta derrota em sete jogos para o terceiro classificado do ano passado. Tiago Cecílio inaugurou o marcador, Pedro Santiago dilatou a vantagem, João Monteiro reduziu, mas Daniel Camarinha sentenciou já numa fase avançada da partida. O golo de José Soares não foi sequer suficiente para lançar a incerteza quanto ao vencedor. Com este resultado, o FCP conseguiu a qualificação para a fase seguinte, mergulhando os seus adversários definitivamente na luta pela manutenção.

terça-feira, 10 de março de 2009

Calendarização da 7ª Jornada

4ª Feira

15horas:
Vai Quem Quer vs Timi Boceta

16h e 20 min:
Acácias vs Dinamo de Cedofeita

17h e 30 min:
Montanelas vs Outsiders

5ª Feira

15 horas:
FCP vs Papi Kriki

16 horas:
Lombroso vs Internazionale de Milheirós

quarta-feira, 4 de março de 2009

Vale milhões

De acordo com um estudo encetado pelos mais conceituados professores de Harvard, o blog oficial da D-League encontra-se avaliado em quase cinco milhões de dólares.
Havendo algum interessado em desembolsar o valor estimado, este será canalizado para a construção de um pavilhão gimnodesportivo.
Aceitam-se sugestões para o nome desta superfície, brevemente ao dispor de toda a comunidade estudantil.