quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

3ª Jornada - Crónicas

Lecheros 0-5 Montanelas (falta de comparência dos Lecheros)

FCP 4-9 Banana Mecânica
O FCP falhou a segunda vitória consecutiva, permitindo ao seu oponente somar os primeiros três pontos da época. Pedro Henriques estreou-se, dando conta com segurança das missões defensivas, travando as escassas investidas perpetradas pelos praxistas, apontando ainda três golos. Já Ricardo Torres, o debutante da outra equipa, não teve a mesma preponderância no jogo. Ao intervalo, o marcador indicava 3-1 para os "visitantes"; na segunda metade, Rui Cunha e Joaquim Verde conduziram os Banana Mecânica a uma expressiva (e até inesperada) goleada, apenas matizada por uma ténue recuperação nos últimos minutos por parte de Vitor "suspeito do costume" Sousa.

Papi Kriki 5-5 Outsiders
Um jogo exemplar em vários aspectos: incerteza no marcador, espírito competituivo sem excessos de agressividade e vários jogadores under the spotlight pelos melhores motivos.
Os Papi abriram a contagem aos dez minutos, deixando-se empatar pouco depois numa recarga algo feliz. O empate persistiria até ao intervalo e no fim do encontro, embora com mais cor no marcador. Isto porque a segunda metade foi um verdadeiro "pingpong", com bolas a entrar alternadamente em ambas as balizas. Os Outsiders ganharam algum ascendente na parte final da partida, mais perto da vitória do que os azuis e brancos. Criaram mais oportunidades, mas o bloco defensivo dos Papi Kriki conseguiu evitar males maiores para o seu lado. Diogo da Silva dá mais futebol à formação de veteranos; Luís Vieira aperfeiçoa a já oleada máquina dos Outsiders.

Timi Boceta vs H.Ramos
Falta de comparência de ambas as equipas, que apenas comunicaram a sua ausência a escassos minutos do início da partida. Não obstante os dois capitães terem proposto data alternativa para o jogo em questão, a irrisória antecedência com que tal pedido foi formulado, em conjugação com os regulamentos e com o termo de responsabilidade assinado por todas as formações em prova (referente a atrasos injustificados), não deixou outra solução à organização senão a da atribuição de derrota por cinco bolas a zero às duas facções em confronto.
Por ser episódio inédito nas últimas edições da D-League, a questão foi levada à Direcção pelo Departamento Desportivo. Unanimemente, todos os elementos competentes para decidir do caso em apreço consideraram justa a punição acima mencionada.
Os jogos têm sido agendados de acordo com a disponibilidade das equipas e, muito raramente, de modo unilateral. O Departamento Desportivo da AEFDUP não exige - aliás, nem o pode fazer - que a D-League se encontre no topo das prioridades de todos os intervenientes. Contudo, se existem regras, deve-se potenciar o seu cumprimento. Não se tratando de uma prova oficial, certas formalidades podem, nalguns casos ser omitidas. O que não se pode omitir é o respeito pelas pessoas que tentam diariamente conferir um mínimo de credibilidade ao torneio.
Sob pena de não concluir a liga em tempo útil (e feriados à quarta-feira, bem como os CAP's, não facilitam a tarefa), os jogos devem ser realizados com frequência semanal. Tentaremos ser o mais flexíveis que o calendário, a razão e a paciência permita, mas pedimos a colaboração de todos, de modo a que se evitem desagradáveis ocorrências como a agora exposta.

Piriguetes 2-3 Hertha dos Bragas
Filipe Coelho fez por merecer os três pontos conquistados, tantos como os golos que apontou. Sem suplentes, surpreenderam uns aguerridos Piriguetes, numa partida discutida até ao último lance. André Hüsgen e Paulo Gouveia foram os autores dos dois tentos da sua equipa e estiveram próximos de uma repartição de pontos que porventura seria mais ajustada ao que se passou dentro das quatro linhas. Mérito para o Hertha por ter conseguido segurar o resultado sem opções de banco, fazendo um jogo inteligente; falta de sorte no toque decisivo para os Piriguetes, que perderam os primeiros pontos.

(tabela classificativa, melhores marcadores e classificação disponíveis no fim da quarta jornada, apenas concluída amanhã)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Campeonatos Académicos do Porto - semana 13 a 17 Dezembro

FDUP 14-9 FMUP (15-0 administrativo após expulsões de Medicina)
A vitória que selou a qualificação da primeira equipa de Direito para a fase final da respectiva prova. Após uma primeira parte com poucos golos e muito desperdício por parte dos pontas da FDUP, a vantagem era magra mas dava a entender que, em última instância, o colapso físico dos médicos iria fazer com que estes perdessem definitivamente a hipótese de discutir o jogo. Contudo, volvidos cerca de cinco minutos da segunda parte, o guarda-redes de Medicina cometeu uma falta punível com expulsão. O facto de tal cartão vermelho o impedir de voltar ao jogo precipitou o fim do encontro antes dos quarenta minutos regulamentares, dado que o número mínimo de atletas (cinco) não se encontrava assegurado. Fim de jogo frustrante para ambas as equipas: para Medicina acarretou uma derrota administrativa; para Direito, por ter impedido uma mais do que previsível goleada (dentro do campo)

Futsal Masculino:
FDUP vs FFUP
3ª feira, 14 Dezembro, 17h
Pavilhão do IPP

Voleibol Feminino
FDUP vs FEP
3ª feira, 14 de Dezembro, 16h30
Pavilhão nº2 da FADEUP

Futebol de 11 Masculino
FDUP vs UPT
3ª feira, 14 de Dezembro, 15h30
Campo de Futebol da FADEUP

4ª Jornada - Calendário

4ª feira, dia 15 de Dezembro
15h: H.Ramos vs Hertha dos Bragas

5ª feira, dia 16 de Dezembro
14h: Timi Boceta vs Banana Mecânica
15h: Outsiders vs Lecheros

6ª feira, dia 17 de Dezembro
14h30: FCP vs Montanelas
15h30: Papi Kriki vs Piriguetes