Adeus, mas de consciência limpa
"The following contest is schedulled for one fall". Expressão frequente antes de alguns combates de wrestling, modalidade em que o desfecho do combate está definido antes do início, com todas as movimentações planeadas ao milímetro e ao segundo, levando a audiência a rejubilar com as estonteantes acrobacias.
Nesta partida relativa aos quartos-de-final dificilmente se poderia imaginar um cenário diferente de uma vitória expressiva da FADEUP, no qual a FDUP desempenharia um papel de mero figurante embrenhado na teia de talento adversária. A realidade, contudo, parecia querer ser ligeiramente diferente; ainda não estava completo o primeiro minuto do encontro e já Direito festejava o seu primeiro golo por intermédio de Miguel Vieira. Volvidos dois minutos, Filipe Coelho fuzilou o guardião contrário na cobrança de uma falta, ampliando a diferença para dois golos.
O que se seguiu foi uma verdadeira avalanche ofensiva por parte dos atletas verde e brancos. Tiago Lima foi segurando o nulo até aos limites do impensável, protagonizando uma série de boas defesas, sentindo incrementos de pressão a cada segundo. Totalmente remetida ao último terço do terreno, a formação vermelha acabou vitimada por um herói improvável: o possante guarda-redes adversário. A pisar terrenos bem mais ofensivos, baralhou as marcações e disferiu um potente remate que só parou no fundo da baliza. Seguidamente, o caso do jogo. Tiago Lima alivia mal o esferico nos últimos segundos da primeira metade, este embate no braço de um oponente e ressalta para golo. Os protestos conduziram à expulsão de Sérgio Rocha, fazendo antever o pior para a etapa complementar.
A partir daí, a história torna-se fácil de contar. Em condições físicas francamente superiores, com uma cultura e rotina tácticas mais apuradas e mais habituados a ritmos competitivos, os jogadores da FADEUP alcançaram a reviravolta, atingindo até números expressivos. Ainda assim, durante um período significativo da segunda parte, foram os "desportistas" bafejados pela sorte, tendo em conta que um golo de Direito (e não foi por escassez de oportunidades) poderia inverter o rumo dos acontecimentos.
Tal não aconteceu e, numa maré de faltas e alívios pouco premeditados, a partida chegou ao seu terminus e, consequentemente, a participação da FDUP no torneio de futsal.
Talvez merecessem outra sorte pela forma estóica como remaram contra as contrariedades, mas evidentemente as vitórias morais não conferem aos seus detentores passaportes para as eliminatórias seguintes. O lutador favorito - e, para muitos, vencedor antecipado - acabou por sair do ringue com o seu cinto dourado intacto. No entanto, a dignidade de um guerreiro é algo de extremo valor. E essa, não obstante a eliminação, permaneceu quase sem mácula.
Ficha de jogo:
Tiago Lima
Bruno Gomes
Nuno Rocha
Miguel Vieira (1)
Sérgio Rocha
Filipe Coelho (1)
José Pinto
Paulo Preto
David Liberal
Luis Santos
quarta-feira, 18 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário