terça-feira, 19 de maio de 2009

Análise: Montanelas 0-6 Lombroso

Artilharia pesada
O fim de um ciclo de invencibilidade às mãos de um impiedoso pelotão de fuzilamento. Montanelas defendiam o título averbado na época transacta armados com revólveres de bolso carregados e prontos a disparar; só não contavam era com as sucessivas rajadas de metralhadora provenientes do outro lado da barricada. Tiros que moeram a barreira defensiva até aos limites permitidos pela física, mas que foram absolutamente letais uma vez atingido o alvo pela primeira vez.
Os últimos minutos do encontro serviram para a consumação de um homicídio qualificado, tamanha foi a atrocidade a que o já quase cadáver foi submetido.
Voltando ao início, e contrariamente ao prognosticado, Rogério Cunha alinhou no cinco inicial. Lombroso na máxima força contra uns Montanelas visivelmente desfalcados e pouco munidos de opções ofensivas. Isso ajudou a explicar a tremenda dificuldade dos ainda campeões em estender o seu jogo para lá do seu meio campo. O facto de o primeiro remate, por Bernardo Martins, ter acontecido apenas aos 8' foi sintomático. Vasco Almeida viu-se obrigado a "reabrir o livro", negando o golo ao adversário vezes sem conta com defesas de considerável dificuldade.
Ricardo Ferreira, atleta em foco, deu-se ao luxo de desperdiçar um golo de baliza aberta já bem perto do intervalo; a consagração viria mais tarde.
Com um impressionante registo de dezoito remates (dois deles ao poste) contra apenas cinco do adversário, os de criminologia chegavam a meio do encontro com a sensação que poderiam levar deste encontro mais que uma simples vitória moral, mantendo a sua postura na etapa complementar.
No entanto, a resistência dos Montanelas parecia não ter fim face à avalanche contrária. José Pinto bateu-se arduamente quer a defender, quer a esboçar o ataque, sendo responsável por alguns cortes decisivos e por outros tantos remates do meio da rua. Insuficiente. Chegou então o minuto 28 e com ele um tremendo pontapé na ansiedade. Ricardo Ferreira, servido pelo inevitável Paulo Coelho, finalizou com classe, inaugurando o marcador.
Desorientados com o golo, os de Direito abriram mais espaços, possibilitando a Rogério Cunha um belo golo "à Madjer" aos 32'. Tudo parecia decidido e o que se seguiu foi um episódio de tortura. De orgulho ferido e mais com o coração do que com a cabeça, a corrida atrás do prejuízo teve efeitos devastadores (quatro golos em três minutos), servindo para coroar merecidamente Paulo Coelho com os dois tentos finais.
A aficción de criminologia - em bom número na bancada do Viso - fez a festa, homenagendo os seus soldados efusivamente e aplaudindo uma vitória inquestionável. No outro lado, uns Montanelas visivelmete abatidos. Talvez os números tenham sido demasiado penalizadores para a regularidade evidenciada desde o primeiro jogo, considerando sobretudo a vitória destes na fase regular pela margem mínima.
A vingança pela derrota no jogo da primeira fase serviu-se bem gelada, acrescida de um dado curioso: na liga de Direito, a formação a imperar este ano foi a única representante do curso de Criminologia. Notável.



A figura do jogo:
Paulo Coelho
Correu, assistiu, defendeu e foi recompensado com dois golos já bem perto do fim. O motor da equipa, persistente quando parecia que a bola teimava em não entrar e impiedoso já quando a vantagem estava mais que consolidada.
















13 comentários:

Ary disse...

Há mais umas 650 fotos para quem quiser ir ao PC da AE com uma pen e alguma paciência =)

Marcelo disse...

Acho que não há muito a dizer.
Vitória justa da melhor equipa do torneio a todos os níveis. Os números falam por si. Parabéns campeões! Honra aos vencidos.

Carla, em nome da equipa, esta conquista vai direitinha para ti. Muita força. Beijos de todos.

Josefina Castro disse...

O que se passou aqui foi uma clarissima chapada de luva branca aos presunçosos dos montanelas...

ai e tal somos os melhores....

chegam la todos empinados.. e pronto 6-0 que levam.
Viva criminologia... o verdadeiro curso que dá fama à FDUP

Paulo Coelho disse...

Deixem de lado as Rivalidades...
-Lombroso: Justo vencedor.
-Montanelas: Honra aos vencidos.
-Vai quem quer: Mereciam mais...
Não temos 2faculdades. Temos uma com 2cursos. Respeitem como nós respeitamos. A humildade cabe em qualquer lado. Nós apertamos a mão quando vencidos e quando vencedores...

Parabéns à Organização da D-League! Este ano foi uma verdadeira liga. Aguardamos pelo proximo ano... nós tamos lá!

Obrigado Carla! Na 2.ª tiveste connosco...

Ruca #31 montanelas disse...

Boa crónica...

Tenho de mais uma vez parabenizar a equipa Lombroso pela vitória tal como fiz logo que acabou o jogo. Foi justissimo e É a prova mais clara que não somos presunçosos como Josefina diz e sabemos perder..
Encaramos esta liga com a seriedade que merecia e se não foi possível levar o troféu levamos o convívio e praticamos algo que gostamos.
Sem dúvida que este ano foram justos vencedores e é irrelevante o facto de serem de criminologia ou não...Somos da mesma casa!!

Parabéns e cumprimentos

Miguel Vieira "LEO" disse...

Parabens aos novos campeoes!
Tenho mt pena de nao ter jogado a grande final!
Pelo que sei correu tudo bem e o Lombroso foi um justo vencedor!

As guerras de cursos sao ridiculas, somos todos da FDUP!

Espero que para o ano a d-league corra tao bem ou melhor que este ano!

O Observador Atento disse...

O Rogério Cunha é irmão do Paulo Ferreira da Cunha?
E o António Martins é pai do Obafemi Martins?

Prof. Dr. Abílio Alves Bonito Perfeito disse...

O Vasco Almeida é filho bastardo do Almeida Costa?
Sem mais de momento,
Prof. Dr. Abílio Alves Bonito Perfeito, docente da Faculdade de Motricidade Humana de La Valleta.

Duarte Canotilho disse...

Muito Bom. Eu tenho seguido de fora os relatos e dou os parabens às 2 equipas. Tenho a sensação que esta vitória dos Lombroso vai aproximar ainda mais o curso de criminologia do de direito..

ULTRAS PAPI KRIKI disse...

E quem ficou em terceiro lugar?
Foram os Papi certo?é que se não foram vamos partir tudo...

A Tua Prima disse...

Fui eu

Anónimo disse...

Guima,
para quando as fotos das equipas tiradas durante o torneio? abraço

Tiago Lima disse...

Eu queria fazer uma coisa mais elaborada agora no fim em que se metesse toda a documentaçao do torneio (incluindo fotos tiradas em fases anteriores)

Entretanto meteram-se os exames e acabou por nao dar tempo. No inicio do proximo ano lectivo vou recuperar os dados todos e fazer uma especie de "Almanaque D-League", com o rescaldo desta epoca e antevisao da proxima.