segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

4ª Jornada - Classificação e Goleadores



Melhores Marcadores:
1º: Paulo Coelho (Lombroso) - 16
2º: Filipe Coelho (Hertha dos Bragas) - 13
3º: Jorge Fernandes (H.Ramos) - 11
4º: Jorge Pinto (Papi Kriki) - 9
5º: Rogério Cunha (Lombroso) - 8

4ª Jornada - Crónicas

H.Ramos 7-3 A Tua Mãe
Mais uma equipa perde a invencibilidade na D-League. Após um início bastante consistente, a A Tua Mãe escorregou no derby de primeiranistas. A Jorge Fernandes foram concedidas mordomias em excesso e este não se fez rogado, afirmando-se como o motor da sua equipa. Os golos de Marco Costa chegaram tarde demais para uma tentativa de reviravolta.

Papi Kriki 6-7 FCP
Não obstante o desnível mínimo e alguma emoção, a bola foi bastante mal tratada neste jogo. Uns irreconhecíveis e desfalcados Papi Kriki cederam os três primeiros pontos da época, aproveitando os praxistas para pontuar pela primeira vez. Vítor Sousa esteve particularmente eficaz, apontando mais de metade dos tentos da sua equipa.

Outsiders 2-3 Timi Boceta
Pode-se dizer que "houve taça". Um transfigurado Timi Boceta chefiado por Diogo da Silva provou que a determinação e a garra ainda conseguem decidir jogos. Numa partida inesperadamente frenética, a diferença no marcador nunca foi superior a um golo; a constante pressão dos Outsiders esbarrou sempre em Rui Martins, uma verdadeira parede humana.

Hertha dos Bragas 9-0 Velhos e Cansados
António Pereira indisponível por lesão e David Barros por compromissos profissionais acabaram por precipitar o resultado adverso. Sem suplentes nem fio de jogo, os Velhos e Cansados foram cilindrados pelo futsal organizado do Hertha. Filipe Coelho aproveitou para fazer o gosto ao pé por três vezes.

Montanelas 2-4 Lombroso
O equilíbrio foi a nota dominante; a reedição da última final não desapontou a assistência. O vencedor, esse, foi o mesmo. Ricardo Ferreira desiquilibrou com as suas arrancadas pela ala, batendo o regressado Vasco Almeida por duas vezes. Os Montanelas venderam cara a derrota, apenas sucumbindo definitivamente no último minuto.

domingo, 13 de dezembro de 2009

4ª Jornada - Resultados e Calendário

H.Ramos 7-3 A Tua Mãe
Jorge Fernandes (5), Diogo Oliveira (1) e João Sousa (1) ;
André Hüsgen (1) e Marco Costa (2)

Outsiders 2-3 Timi Boceta
Daniel Almeida (1) e Paulo Silva (1) ;
Diogo da Silva (2) e Lucas Trindade (1)

Papi Kriki 6-7 FCP
Jorge Pinto (3) e João Monteiro (3) ;
Vitor Sousa (4), António Oliveira (1), Bruno Gomes (1) e Tiago Cecílio (1)

Hertha dos Bragas 9-0 Velhos e Cansados

Filipe Coelho (3), Luís Martins (1), Fernando Freire (2), Diogo França (1), Vitor Diogo (1) e Diogo Silva (1)

Montanelas 2-4 Lombroso
Miguel Vieira (1) e José Pinto (1) ;
Ricardo Ferreira (2), Paulo Coelho (1) e Marcelo Sousa (1)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Crónicas - 3ª Jornada

Papi Kriki 15-0 Lecheros
Entrada de rompante na partida dos Papi Kriki que se cedo se materializou em golos. Apesar de os Lecheros terem criado algumas chances para marcar, o último toque não foi dado com sucesso nenhuma vez, nem através de um pontapé de grande penalidade. Resultado que afunda os segundanistas na tabela.

Timi Boceta 7-9 H.Ramos
Diogo da Silva mostrou bastante futebol e avivou as esperanças do Timi em conquistar os primeiros pontos da época. Contudo, do outro lado, Jorge Fernandes e Felipe Passos levaram a equipa "às costas" com boas jogadas individuais e dribles tão estonteantes quanto eficazes. Um jogo bastante agradável e que primou pela incerteza até bem perto do apito final.

Montanelas 10-2 Hertha dos Bragas
Filipe Coelho não jogou e Miguel Camelo foi obrigado a pegar na batuta. O empenho defensivo do Hertha conseguiu manter os motivos de interesse no encontro até ao início da segunda parte; daí em diante, os três golos em dois minutos dos Montanelas deram a machadada final na dúvida e embalaram os vice-campeões para um triunfo confortável. Luis Leitão voltou a provar que é um dos mais influentes jogadores da prova.

Outsiders 3-0 Velhos e Cansados
O famoso "autocarro" em frente da baliza impediu um triunfo expressivo dos Outsiders, com Carlos Teixeira a jogar como única referência atacante. Mais uma vez, os estudantes de criminologia tiveram dificuldades de concretização e viram a sua baliza violada por um Paulo Silva em bom plano.

FCP 3-9 Lombroso
Futsal bonito o praticado pelos campeões. Belas jogadas rápidas ao primeiro toque não tardaram a abalar uma amorfa formação praxista. Paulo Coelho continua a dar mostras da sua veia goleadora.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

3ª Jornada - Calendarização

Papi Kriki 15-0 Lecheros
Jorge Pinto (4), João Monteiro (4), Paulo Preto (2), Pedro Santiago (2), João Correia (1), José Soares (2)

Timi Boceta 7-9 H.Ramos
Diogo da Silva (5), Lucas Trindade (2)
Jorge Fernandes (6), Diogo Pereira (2), Felipe Passos (1)


Montanelas 10-2 Hertha dos Bragas
Rui Vieira (2), Miguel Vieira (1), Nuno Rocha (3), Luis Leitão (4)
Miguel Camelo (2)

Outsiders 3-0 Velhos e Cansados
Paulo Silva (2), Luis Silva (1)

FCP 3-9 Lombroso
António Oliveira (2), Delber Gomes (1)
Paulo Coelho (4), Rogério Cunha (2), Ricardo Ferreira (3)



quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Campeonatos Académicos do Porto

Futsal Masculino

FDUP 0-10 FEP

A frieza dos números

As mãos que escrevem este texto e os olhos que fixam este monitor são os da impotência. Incapacidade total para suster o futebol assustadoramente objectivo e prático dos principais favoritos à vitória no torneio. A FEP em dois jogos soma dezasseis golos no pecúlio, a juntar ao facto de Luís Trindade não ter ido uma única vez buscar a bola ao fundo das suas redes.
O primeiro quarto de jogo ainda mostrou uns homens de Direito esperançados num bom resultado. Apesar de ser evidente o superior índice de condição física dos economistas, foi a FDUP a criar as primeiras chances de golo. Sol de pouca dura. Tiago Lima ainda adiou o inevitável por um par de vezes, mas a meio da primeira parte foi incapaz de suster a superioridade numérica no ataque.
Composta por um núcleo de atletas de grande qualidade e em perfeito entendimento táctico, a formação de Economia foi tudo menos poupada na hora de ampliar o marcador. Os golos sucediam-se e a pergunta que atormentava os atletas da Rua dos Bragas era só uma: "ainda falta muito?"
Ainda que mais por mérito do adversário do que por culpa própria, com este resultado a FDUP ficou sem hipóteses matemáticas de repetir o feito do ano passado e avançar para os quartos-de-final. No meio de toda esta conjuntura adversa, as ausências também se fizeram notar de sobremaneira; com Vasco Almeida, Miguel Vieira, Francisco Noronha e Rogério Cunha disponíveis talvez a história não tivesse sido tão dramática. Talvez...

Ficha de Jogo:
Tiago Lima
Paulo Preto
Paulo Silva
Paulo Coelho
Filipe Coelho
Jorge Pinto
Rui Vieira
David Liberal

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Campeonatos Académicos do Porto

Futsal Feminino

FDUP 0-0 FFUP

"Rematofobia" impediu triunfo justo

A superior compleição física das farmacêuticas não pareceu incomodar minimamente as juristas. Com um bloco defensivo bem organizado e frequentes saídas controladas para o ataque, a guarda-redes Teresa Pinto raramente sentiu calafrios durante a maior parte do encontro. A determinação em arrancar um resultado positivo ficou bem patente logo nos primeiros minutos, fase na qual a selecção da FFUP ainda não dispunha de atletas no banco. O golo poderia ter surgido através de uma boa investida de Rita Duarte, mas o disparo acertou no lado errado das redes.
A entrada da camisola 5 adversária reequilibrou os acontecimentos, embora pouco tenha acrescentado em termos de qualidade ao espectáculo. O futsal atabalhoado de Farmácia baseado quase unicamente na força foi dando resultados defensivos, mas com o intervalo foi ficando a ideia de que uma maior acutilância ofensiva da FDUP poderia abalar as "torres".
Sara Coelho surpreendeu pela positiva na condução de jogo e qualidade de passe; Luísa Valente manteve-se quase imbatível no eixo mais recuado e Inês Ribeiro espevitou com a sua velocidade; Joana Vítor evidenciou espírito combativo. O problema era mesmo o toque final que, ao não surgir, fez crescer a tensão. Se é certo que dos principais defeitos a apontar foi a falta de pontaria dos (poucos) remates, teve-a em demasia Luísa Valente já bem perto do fim na cobrança de um livre sobre a linha de área: bola em cheio no ferro.
Assim se esfumava a chance de somar três preciosos pontos logo na abertura da prova. Porém, foram dados indicadores suficientes para acreditar numa honrosa prestação nesta temporada.

Ficha de Jogo:
Teresa Pinto
Mafalda Lamarão
Luísa Valente
Carolina Alves
Inês Ribeiro
Rita Duarte
Joana Vítor
Sara Coelho

IPP 7-0 FMUP
Folgou: FCNAUP

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CAP's - Futsal Masculino

FDUP 2-3 FCDEF

Infelicidade e mãos na calculadora

À semelhança do sucedido no ano lectivo passado, a questão dos Exames Médico-Desportivos voltou a colocar-se e quer Jorge Pinto, quer Diogo Simões, foram impedidos de alinhar de início, apesar de terem optido aprovação nos mesmos. Se minutos depois Jorge pôde entrar em campo, já Diogo foi obrigado a regressar à bancada devido a um pretenso extraviamento do certificado médico por causa completamente alheia à AEFDUP.
Pormenores à parte, foram os atletas da Fac. Desporto os primeiros a adiantar-se no marcador. Livre indirecto à entrada da área e o deficiente posicionamento de Tiago Lima "ajudou à festa". Vasco Almeida, habitual titular, encontra-se ainda a recuperar de uma lesão no joelho. Não obstante a pressão exercida pelos verdes, a formação de Direito conseguiu construir algumas oportunidades, sobretudo através de remates do exterior da área. Numa das vezes em que o esférico entrou controlado na área contrária, Paulo Coelho (exibição bastante positiva) devolveu a igualdade ao marcador.
Até ao intervalo, pouco mais houve de realmente significativo. Após o reatamento, a FDUP entrou com a atitude certa para consumar a reviravolta, ciente da relativa fragilidade do guardião contrário. Foi possível assistir a boas jogadas de envolvência ofensiva, mas um pouco contra a corrente do jogo foi a formação do Pólo da Asprela a conseguir nova vantagem, ampliada pouco tempo depois.
Com o terceiro golo e com pouco mais de cinco minutos para jogar, Paulo Coelho passou a desempenhar o papel de guarda-redes avançado e o incremento da pressão dos vermelhos fez-se sentir com o 3-2 de Bruno Gomes. A incerteza quanto ao desfecho manteve-se até ao terminus, com um manifesto infortúnio de Jorge Pinto; forte remate que apenas não trouxe total justiça ao marcador a escassos segundos do fim por ter embatido violentamente nas costas de um defesa contrário.
Derrotas raramente poderão ser encaradas como resultados positivos, sobretudo se tivermos em linha de conta o número reduzido de jogos em disputa. Contudo, o facto de esta se ter consumado pela margem mínima poderá eventualmente relevar em caso de confronto directo, tal como será abaixo devidamente explicado. Vencer os dois jogos que faltam poderá não ser suficiente.

Ficha de Jogo:

Tiago Lima
Paulo Coelho
Paulo Silva
Paulo Preto
Bruno Gomes
António Costa
David Liberal
Marcelo Sousa
Francisco Noronha
Rui Vieira
Jorge Pinto

Disciplina: Paulo Coelho (amarelo)

Golos:
(0-1): FCDEF
(1-1): Paulo Coelho
(1-2):FCDEF
(1-3):FCDEF
(2-3):Bruno Gomes

Tabela Classificativa:



FDUP 2-3 FCDEF
FEP 6-0 FEG-UCP

Próxima jornada:
FEP vs FDUP
FEG-UCP vs FCDEF

A equipa da Universidade Católica parece ser o "parente pobre" do grupo, com base na observação do último jogo da tarde. Se estes contarem por derrotas os seus jogos, as restantes formações obterão 3 pontos cada, decidindo-se o apuramento entre os três primeiros classificados.
Para a FDUP ter hipóteses reais (não matemáticas) de seguir em frente, terá de vencer os próximos dois jogos. Ainda assim, uma vitória da FEP sobre a FCDEF complicaria as contas (isto tendo em conta o cenário hipotético atrás referido), pois as três primeiras classificadas somariam 6 pontos cada. Nesse caso, a diferença de golos nos jogos entre estas três tornar-se-ia decisiva.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Campeonatos Académicos do Porto

Futsal Masculino
4ª Feira, Dia 18 de Novembro
15h30: FDUP vs FCDEF-UP (Desporto UP)

Futebol de 11 Masculino
6ª Feira, Dia 20 de Novembro
15h15: FDUP vs FCUP (Ciências UP)

Futsal Feminino
3ª Feira, Dia 24 de Novembro
16h15: FDUP vs FFUP (Farmácia UP)

Voleibol Feminino
6ª Feira, Dia 27 de Novembro
15h30: FDUP vs IPP (Politécnico do Porto)

Tendo em conta que os jogos de futsal masculino e de futebol de 11 coincidem com os dias por excelência destinados à D-League (Quarta e Sexta), a 3ª Jornada será disputada apenas na próxima semana.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

2ª Jornada - Classificação


2ª Jornada - Balanço dos Jogos

Hertha dos Bragas 7-4 FCP
Os praxistas foram incapazes de repetir o bom arranque da temporada transacta. Aos 18' já concediam quatro golos de vantagem ao adversário, mas o inconformado António Oliveira deu o mote para a recuperação - com dois tentos e uma assistência - e Bruno Gomes empatou aos 28' (4-4). No entanto, Filipe Coelho e o veterano Miguel Camelo souberam explorar a ansiedade dos atletas do FCP para descolar no marcador e fixar o resultado final em 7-4. Filipe, com 10 golos em 2 jogos, é um dos top goalscorers da competição.

Velhos e Cansados 3-5 H.Ramos
O hat-trick de Diogo Pereira sobrepôs-se ao de Carlos Teixeira. Por culpa própria, a formação com média de idades mais elevada da D-League deixou-se derrotar após ter chegado ao intervalo a vencer por dois golos sem resposta, denotando sérias dificuldades em acertar entre os postes. Com um rácio remates/golos de 50%, o H.Ramos mostrou que a eficácia é o motor do sucesso, recuperando rapidamente o fôlego após o desaire da primeira jornada.

Montanelas 3-4 Outsiders
O jogo mais aguardado da jornada não defraudou a assistência. O estupendo trabalho de Francisco Noronha, finalizado brilhantemente por Álvaro Marques, foi provavelmente o momento alto da jornada. Se a primeira parte teve como nota dominante o equilíbrio, a segunda mostrou uns Montanelas com uma tremenda "fome de baliza", que se traduziu numa média superior a um remate por minuto. Porém, Tiago Ramalho, campeão pelos Montanelas em 2007/08, decidiu impedir os antigos companheiros de triunfar com um punhado de intervenções de alto nível. O sangue frio dos Outsiders permitiu-lhes entrar a vencer na prova, beneficiando das inúmeras paragens que sofreu a segunda parte, embora o empate talvez fosse um prémio justo para os finalistas vencidos da edição de 2008/09.

Lombroso 18-2 Lecheros
Luisa Valente, a única representante em prova do sexo feminino, mostrou aos seus companheiros de equipa como se fazia ao converter na perfeição uma grande penalidade logo no primeiro minuto de jogo. Do outro lado, Paulo Coelho decidiu dar aos presentes no pavilhão um verdadeiro workshop de finalização: oito golos. Após o empate no primeiro jogo, o Lombroso voltou aos triunfos e aproximou-se do pelotão da frente.

A Tua Mãe 6-1 Timi Boceta
Muitos e grandes golos os averbados pelos primeiranistas. Apenas um gigante Rui Martins evitou um maior volume no marcador. Diogo Simões pareceu dar-se melhor com os long range shots, sendo bem sucedido por duas vezes e vendo a barra negar-lhe um terceiro momento de glória. Momento esse teve Nuno Temudo, com um potente disparo na conversão de um livre directo que incendiou as bancadas. Apesar da derrota, o Timi evidenciou um consistência defensiva nunca vista na última temporada. Por sua vez, os estreantes contam por triunfos os seus jogos e assumem-se como favoritos a um lugar na parte superior na tabela.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

2ª Jornada - Resultados

FCP 4-7 Hertha dos Bragas
Vítor Sousa (1), Bruno Gomes (1) e António Oliveira (2);
Filipe Coelho (4), Diogo Silva (1) e Miguel Camelo (2)

Velhos e Cansados 3-5 H.Ramos
Carlos Teixeira (3);
Diogo Pereira (3), João Sousa (2)

Montanelas 3-4 Outsiders
Rui Vieira (2) e Nuno Rocha (1);
Francisco Noronha (1), Álvaro Marques (1), Daniel Almeida (1) e Luis Silva (1)

Lecheros 2-18 Lombroso

Luisa Valente (1), Raimundo Carvalho (1) ;
Marcelo Sousa (4), Paulo Coelho (8), Rogério Cunha (4) e Gersão Machado (2)

A Tua Mãe 6-1 Timi Boceta
André Hüsgen (2), António Costa (1), Diogo Simões (2) e André Maia (1) ;
Nuno Temudo (1)

Folga: Papi Kriki


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sorteio Campeonato Académico do Porto

No mínimo madrasto. Dificilmente o sorteio poderia ter sido reservado uma tarefa mais complicada para a selecção de futsal masculino. Velhos carrascos, como a FADEUP, serão reencontrados, bem como equipas de forte tradição no futsal universitário do porto.
A FDUP surge claramente como outsider, embora apenas dentro do campo se possam tirar as ilações. Eis o grupo:

AEFADEUP (Desporto UP)

AEFEG-UCP (Economia e Gestão da U. Católica)

AEFDUP

AEFEP (Economia UP)

Mais detalhes serão dados muito brevemente sobre as restantes modalidades (Futebol 11, Voleibol Feminino e Futsal Feminino)

Voleibol Feminino:
AEISMAI (Instituto Superior da Maia)

IPP (Instituto Politécnico do Porto)

AEFEG-UCP (Economia e Gestão da U. Católica)


AEFDUP


Futsal Feminino:
AEFCNAUP (Nutrição UP)

AEFFUP (Farmácia UP)

AEFMUP (Medicina UP)


AEFDUP

IPP (Instituto Politécnico do Porto)

Futebol de 11:
AEISEP (Engenharia IPP)

AEFDUP

AEFEP (Economia UP)

AEFCUP (Ciências UP)


Tal como se pode comprovar, nenhum dos grupos é propriamente aprazível nem abre grandes perspectivas. Os "tubarões" teimaram em perseguir as nossas selecções. IPP, ISMAI, ISEP, FADEUP e FEP são oponentes de respeito, até no panorama nacional. Tentaremos sempre entrar em campo para ganhar (não para prestar vassalagem), embora cientes do elevado nível competitivo que teremos pela frente.

2ª Jornada - Calendário

4ª Feira, dia 11 de Novembro

15:30 - Velhos e Cansados vs H. Ramos

16:30 - Montanelas vs Outsiders

17:30 - Lecheros vs Lombroso

6ª Feira - dia 13 de Novembro

14:30 - Outsiders vs FCP

15:30 - Timi Boceta vs A Tua Mãe

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Balanço dos Jogos - 1ª Jornada

Lombroso 6-6 Papi Kriki
E contra as expectativas generalizadas os campeões em título escorregaram logo na primeira ronda frente aos reforçados Papi Kriki. Pedro Santiago provou ser uma boa aquisição ao carimbar na segunda parte metade dos golos da sua equipa. Paulo Coelho também não decepcionou apontando também ele três tentos. Embora com menor caudal ofensivo, os Papi souberam aproveitar a ausência do habitual titular na baliza adversária para garantir o primeiro ponto da época, facturando sobretudo através de remates de meia distância.

Hertha dos Bragas 18-0 Lecheros
Decepcionando as apostas dos cibernautas, os "Hijos del Leche" não conseguiram evitar uma estrondosa goleada que entrou directamente para o livro de recordes da D-League. Filipe Coelho saiu da baliza ao intervalo a tempo de marcar seis (!) em apenas nove minutos. Já famosos pelo seu excêntrico visual, os Lecheros terão que levantar a cabeça e procurar motivação no jogo frente ao campeão em título.

Velhos e Cansados 2-5 A Tua Mãe
Jogo de debutantes, primou pela incerteza no marcador. A formação de Criminologia (com menos um jogador até aos dez minutos) entrou bastante mal no encontro, dando quatro golos de vantagem aos caloiros de Direito. Estes, com um futsal marcadamente centrado na força e na meia-distância, não se fizeram rogados e limitaram-se a conservar a vantagem. Na segunda metade, os Velhos podem se queixar de alguma falta de sorte no último toque, apesar de o mérito de António Aroso ser inegável. Duas equipas a ter em atenção.

H.Ramos 2-11 Montanelas
Uma das equipas mais experientes da Liga frente a outra em que os membros mal se conheciam. Luís Leitão esteve imperial a pautar o jogo da sua equipa, Miguel Vieira marcou quase uma mão cheia de golos e David Liberal mostrou potência no remate. A conjugação destes factores, somada a alguma insegurança do guarda-redes contrário, ditou o desnível acentuado. Porém, estes novos jogadores provaram quer valem mais do que o exibido hoje.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Resultados da 1ª Jornada

Lombroso 6-6 Papi Kriki
Rogério Cunha (2), Paulo Coelho (3) e Maurício Tavares (1);
Jorge Pinto (2), Guilherme Silva (2) e Pedro Santiago (2)


Hertha dos Bragas 18-0 Lecheros
Filipe Coelho (6), Vítor Alves (2), Luís Martins (2), Diogo Silva (1), Diogo França (2), Fernando Freire (4) e Miguel Camelo (1)

Velhos e Cansados 2-5 A Tua Mãe
Helder Barroso (1), David Barros (1) ;
Tiago Ferrinho (1), António Costa (1), André Hüsgen (1), Diogo Simões (1), Auto-golo (1)


H.Ramos 2-11 Montanelas
Diogo Pereira (1), Francisco Souza (1) ;
David Liberal (3), Rui Vieira (1), Miguel Vieira (4), Luis Leitão (2), Auto-golo (1)


Outsiders 5-0 FCP

Francisco Noronha (1), Tiago Afonso (1), Luis Santos (1) e Daniel Almeida (2)

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

1ª Jornada - Calendário

Dia 4 de Novembro, 4ª feira:

16:30: Hertha dos Bragas vs Lecheros

17:30: Lombroso vs Papi Kriki


Dia 6 de Novembro, 6ª feira:

15:30: A Tua Mãe vs Velhos e Cansados


16:30: H.Ramos vs Montanelas

Dia 13 de Novembro, 6ª feira:

16:30: Outsiders vs FCP

sábado, 24 de outubro de 2009

Sorteio

E já está ditada a ordem dos jogos da 1ª fase da D-League. O campeão Lombroso iniciará a caminhada contra os reforçados Papi Kriki, protagonistas a par do FCP de uma das principais novelas do defeso, a transferência de Pedro Santiago.
Por ironia do destino, as duas equipas compostas exclusivamente por alunos do primeiro ano medirão forças logo a abrir: A Tua Mãe vs Velhos e Cansados.
Emancipado, Filipe Coelho construiu o Hertha dos Bragas. Encontrará também uma nova equipa, os Lecheros, apontada pela crítica como uma das prováveis candidatas à descida.
Os Montanelas terão um oponente absolutamente desconhecido, os H.Ramos. Consta que estes possuem algum valor, aliado a um contingente estrangeiro, mas é demasiado cedo para prognósticos fidedignos.
O FCP jogará contra uns Outsiders reforçados com Tiago Ramalho, guarda-redes de qualidade, porém sem Sérgio Rocha, agora noutra instituição de ensino superior.
Finalmente, a sorte ditou que o Timi Boceta iria ser a primeira equipa na bancada; devido ao número ímpar de equipas haverá sempre uma a folgar semanalmente.

O arranque está previsto para a primeira semana de Novembro e não para a última de Outubro devido a compromissos das selecções, designadamente o jogo de preparação FDUP vs FMUP (futebol de 11) e o torneio de futsal do GADUP.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sorteio da 1ª Fase

Os nomes já se encontram dentro dos potes. Tudo a postos para se ficar a conhecer o alinhamento dos jogos da fase regular da D-League.
O ponto de encontro é na AE, sendo se procederá ao sorteio numa das salas da faculdade pelas 14h.

Eis as equipas que prometem acaloradas discussões futebolísticas ao longo deste ano lectivo:

Lombroso Futsal Clube

Montanelas

FCP

Outsiders

A.C. Papi Kriki

Timi Boceta

Lecheros

Hertha dos Bragas

Velhos e Cansados

A Tua Mãe

H. Ramos

Fica feito o convite a todos os interessados para comparecerem a esta pequena cerimónia, independentemente de se encontrarem ou não inscritos.

Amanhã, as hostilidades declarar-se-ão oficialmente abertas.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nova Época

17 golos marcados e apenas 3 sofridos nos três jogos da fase final. Registo notável alcançado pelo Lombroso, nato desnivelador de resultados, que impôs uma inesperada goleada aos fortes Montanelas no derradeiro desafio: seis golos sem resposta.
As manifestações de contentamento fizeram-se sentir imediatamente na faculdade; tarjas enormes foram colocadas no exterior do edifício, exultando o feito dos homens de Criminologia; Cândido da Agra recebeu das mãos de Paulo Coelho e Marcelo Sousa o apetecido troféu.

Como será este ano? Haverá alguma equipa à altura do desafio? Aparecerá algum prodigioso recém-chegado? Brevemente o saberemos.

O Departamento Desportivo da AEFDUP aguarda a vossa presença para escrever mais uma página no álbum dourado da D-League. Poucos torneios conseguem encaixar no mesmo formato tão elevadas doses de talento e, ainda mais importante, de boa disposição.

Mais do que futsal, esta é uma grande festa. Não queiras ficar fora da Guest List!



Pelo Departamento Desportivo,


Tiago Lima
Pedro Santiago
Luísa Valente
David Liberal

terça-feira, 9 de junho de 2009

Prof. Doutor Cândido da Agra: o novo dono do troféu


Marcelo Sousa, capitão do Lombroso, e prof. Doutor Cândido da Agra, director da Escola de Criminologia da FDUP

Marcelo Sousa e Paulo Coelho entregaram o troféu da D-League 2008/09 ao prof. Doutor Cândido da Agra, director da Escola de Criminologia. Um gesto pleno de simbolismo, tendo em conta que a equipa do Lombroso é constituída apenas por estudantes desse curso.

O departamento desportivo espera reencontrar para o próximo ano lectivo todo este entusiasmo evidenciado pelas comunidades de Direito e Criminologia em relação à D-League, que tanto contribui para engrandecer a competição.





Paulo Coelho, melhor marcador, a entregar também o respectivo prémio

Conseguirá o Lombroso revalidar o título e colocar mais uma taça na montra?

Por enquanto, resta-nos agradecer a todos os que, dentro e fora do campo, participaram na prova: às equipas, aos árbitros, aos espectadores, aos comentadores do blogue, entre outros (não vá ninguém ficar injustamente esquecido).
Um agradecimento especial ao Sr. Bernardino, responsável pelo pavilhão do Viso, pela paciência e disponibilidade.
Sem mais de momento, fica o insistente apelo de coragem para o estudo, votos de umas férias estrondosas e... vemo-nos para o ano!


O departamento desportivo,



Miguel Vieira, Sérgio Rocha e Tiago Lima

terça-feira, 19 de maio de 2009

Análise: Montanelas 0-6 Lombroso

Artilharia pesada
O fim de um ciclo de invencibilidade às mãos de um impiedoso pelotão de fuzilamento. Montanelas defendiam o título averbado na época transacta armados com revólveres de bolso carregados e prontos a disparar; só não contavam era com as sucessivas rajadas de metralhadora provenientes do outro lado da barricada. Tiros que moeram a barreira defensiva até aos limites permitidos pela física, mas que foram absolutamente letais uma vez atingido o alvo pela primeira vez.
Os últimos minutos do encontro serviram para a consumação de um homicídio qualificado, tamanha foi a atrocidade a que o já quase cadáver foi submetido.
Voltando ao início, e contrariamente ao prognosticado, Rogério Cunha alinhou no cinco inicial. Lombroso na máxima força contra uns Montanelas visivelmente desfalcados e pouco munidos de opções ofensivas. Isso ajudou a explicar a tremenda dificuldade dos ainda campeões em estender o seu jogo para lá do seu meio campo. O facto de o primeiro remate, por Bernardo Martins, ter acontecido apenas aos 8' foi sintomático. Vasco Almeida viu-se obrigado a "reabrir o livro", negando o golo ao adversário vezes sem conta com defesas de considerável dificuldade.
Ricardo Ferreira, atleta em foco, deu-se ao luxo de desperdiçar um golo de baliza aberta já bem perto do intervalo; a consagração viria mais tarde.
Com um impressionante registo de dezoito remates (dois deles ao poste) contra apenas cinco do adversário, os de criminologia chegavam a meio do encontro com a sensação que poderiam levar deste encontro mais que uma simples vitória moral, mantendo a sua postura na etapa complementar.
No entanto, a resistência dos Montanelas parecia não ter fim face à avalanche contrária. José Pinto bateu-se arduamente quer a defender, quer a esboçar o ataque, sendo responsável por alguns cortes decisivos e por outros tantos remates do meio da rua. Insuficiente. Chegou então o minuto 28 e com ele um tremendo pontapé na ansiedade. Ricardo Ferreira, servido pelo inevitável Paulo Coelho, finalizou com classe, inaugurando o marcador.
Desorientados com o golo, os de Direito abriram mais espaços, possibilitando a Rogério Cunha um belo golo "à Madjer" aos 32'. Tudo parecia decidido e o que se seguiu foi um episódio de tortura. De orgulho ferido e mais com o coração do que com a cabeça, a corrida atrás do prejuízo teve efeitos devastadores (quatro golos em três minutos), servindo para coroar merecidamente Paulo Coelho com os dois tentos finais.
A aficción de criminologia - em bom número na bancada do Viso - fez a festa, homenagendo os seus soldados efusivamente e aplaudindo uma vitória inquestionável. No outro lado, uns Montanelas visivelmete abatidos. Talvez os números tenham sido demasiado penalizadores para a regularidade evidenciada desde o primeiro jogo, considerando sobretudo a vitória destes na fase regular pela margem mínima.
A vingança pela derrota no jogo da primeira fase serviu-se bem gelada, acrescida de um dado curioso: na liga de Direito, a formação a imperar este ano foi a única representante do curso de Criminologia. Notável.



A figura do jogo:
Paulo Coelho
Correu, assistiu, defendeu e foi recompensado com dois golos já bem perto do fim. O motor da equipa, persistente quando parecia que a bola teimava em não entrar e impiedoso já quando a vantagem estava mais que consolidada.
















segunda-feira, 18 de maio de 2009

LOMBROSO : CAMPEÃO D-LEAGUE 08/09

Montanelas 0-6 Lombroso
(0-1) - Ricardo Ferreira aos 28'
(0-2) - Rogério Cunha aos 32'
(0-3) - Rogério Cunha aos 37'
(0-4) - Ricardo Ferreira aos 38'
(0-5) - Paulo Coelho aos 38'
(0-6) - Paulo Coelho aos 39'

Remates:
Montanelas 11-34 Lombroso

Faltas:
Montanelas 2-4 Lombroso

Disciplina:
Cartão amarelo para Vasco Almeida aos 36'

Ficha de jogo:
Montanelas
Vasco Almeida
Ricardo Costa
Bernardo Martins
Rui Vieira
José Pinto
Rui Carvalho
Tiago Ramalho

Lombroso
António Martins
Carlos Sá
Filipe Ribeiro
Marcelo Sousa
Maurício Tavares
Ricardo Ferreira
Rogério Cunha
Paulo Coelho

Equipa de Arbitragem:
João Monteiro (árbitro principal)
Guilherme Silva
Luísa Valente

Crónica detalhada com fotos brevemente

domingo, 17 de maio de 2009

sábado, 16 de maio de 2009

Heverton Martins no MaisFutebol

Uma das grandes figuras desta edição da D-League, Heverton Martins (Vai Quem Quer), foi alvo de uma reportagem por parte de um dos mais conceituados sítios de informação desportiva online do nosso país.
Do Brasileirão e do Maracanã para a D-League e para o Pavilhão do Viso, Heverton fala um pouco dos seus episódios enquanto futebolista, alegrias e desaires, bem como da sua vinda para Portugal.

A reportagem e o video estão disponíveis em:

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=1063982&div_id=1485

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Montanelas vs Lombroso - Antevisão

Percursos quase imaculados que falam por si. As duas equipas visivelmente mais regulares vão discutir o apetecido troféu na próxima segunda-feira.
O apelo vai no sentido de ser feita uma pausa colectiva de estudo entre a comunidade FDUP; devido a alguns adiamentos pedidos pelas equipas ao longo de toda a prova, o calendário foi avançando e final irá ser realizada já após a Queima das Fitas, isto é, com o pensamento bem mais focado em Direito do que propriamente em futsal.
Pormenores à parte, ambas as formações apresentam baixas de vulto nos seus plantéis. Rogério Cunha, a recuperar de uma lombalgia, provavelmente não irá alinhar. O mesmo sucede com José Mendes, este devido a compromissos profissionais. Miguel Vieira contraiu nos últimos dias um síndrome gripal, sendo algo reservados os prognósticos clínicos até à hora da partida.
Em confronto vão estar os dois ataques mais concretizadores e as duas defesas menos batidas. Factos a que não são indiferentes às performances dos guarda-redes principais de ambas as equipas - Vasco Almeida e António Martins - não deixando de despertar curiosidade o facto de ter sido o suplente de luxo Tiago Ramalho a segurar brilhantemente o triunfo no Montanelas vs Lombroso da fase regular. Paulo Coelho, eleito pelos cibernautas "Jogador mais influente da D-League", terá os para si todos os focos apontados. Rui Vieira, naturalmente explosivo, poderá ter também uma palavra a dizer.
No fundo, acaba por se revelar algo inútil destacar para um jogo decisivo "Jogadores Chave". Sendo apenas um jogo de quarenta minutos, qualquer ressalto pode ser decisivo para agarrar a taça e todos os jogadores destas duas formações já provaram o seu valor em jogos anteriores. Quem sabe se não aparecerá este ano um novo Rodrigo Tiuí?

Montanelas vs Lombroso
18 de Maio
17:30

Equipas Prováveis
Montanelas:
Vasco Almeida
José Pinto
Rui Vieira
Bernardo Martins
Rui Carvalho

Lombroso:
António Martins
Marcelo Sousa
Ricardo Ferreira
Maurício Tavares
Paulo Coelho

terça-feira, 12 de maio de 2009

A Grande Final

Já está agendada a grande final da D-League 2008/09. Montanelas e Lombroso irão medir forças e buscar a sorte na próxima segunda-feira, dia 18 de Maio, pelas 17:30, no Pavilhão do Viso.
Pede-se uma casa bem composta, num jogo que promete ser de grandes emoções e com um futsal de grande nível.
Aparece e traz um amigo(a)!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Campeonatos Nacionais Universitários

Jorge Machado, no passado Sábado (2 de Maio), e Ana Linhas sagraram-se campeões nacionais universitários na modalidade de Karaté. A AEFDUP dá os parabéns aos nossos atletas, desejando-lhes um futuro pleno de sucesso na modalidade.
Aqui fica um breve registo fotográfico do acontecimento:

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Meias Finais - Balanço dos Jogos

Lombroso 5-1 FCP
Os aficionados da praxe foram forçados a passar a tribuna um pouco mais cedo. Com a objectividade habitual, o Lombroso conquistou merecidamente o acesso à final da D-League, não dando grandes chances de reacção ao adversário.
Rogério Cunha iniciou a partida com um estrondoso remate ao poste, lançando o primeiro aviso para aquilo que viria a ser a marcha do marcador; poucos minutos volvidos, Paulo Coelho isolado não perdoou perante Rúben Ribeiro.
Visivelmente inferior no respeitante a envergadura física, o FCP sentiu enormes dificuldades em penetrar na defensiva contrária, apostando sobretudo nos remates de meia distância para chegar à baliza. Num desses lances, António Martins foi forçado a desviar para canto e, no seguimento, Bruno Gomes aproveitou uma falha de marcação para devolver a igualdade ao encontro e provocar a loucura total nas bancadas.
No entanto, um enorme balde de água fria verteu sobre a torcida. Paulo Coelho bisou, Rogério facturou (isto em minutos consecutivos) e Marcelo ainda fez o quarto antes do intervalo.
A sentença ficou dada, o que acarretou alguma perda de motivos de interesse para a etapa complementar. A Ricardo Neves não foram dadas mordomias; coube a outro Ricardo (Ferreira) fechar a contagem com um belo golo, sem chances para o guarda-redes.
Acabou a prestação dos praxistas nesta D-League, salvando-se o enorme mérito de terem remado contra as probabilidades e acabando numa posição bastante honrosa. Quanto ao Lombroso, seguramente obrigarão os Montanelas a grande inspiração, pois já provaram cabalmente que são uma das mais fortes equipas da prova.

Montanelas 3-2 Vai Quem Quer
Manuel Neuer, Gelsenkirchen, 27 de Março de 1986, Schalke 04. Em pleno estádio do Dragão, deu a vitória à sua equipa nos oitavos de final da Champions League 2007/08 com um punhado de intervenções inacreditáveis, defendendo grandes penalidades, remates a escassos metros da baliza, tendo a sua equipa feito pouco por merecer a qualificação.
Vasco Almeida, Nogueira da Regedoura, 5 de Maio de 1985, Montanelas. No Pavilhão do Viso, qualificou a sua equipa para a final da D-League 2008/09 com um número incontável de paradas miraculosas e saídas corajosas, sem que esta tenha sido a mais forte dentro das quatro linhas.
No futebol ou no futsal é sempre relativo falar de injustiças, mas quer o FC Porto, quer o Vai Quer Quer é que ficaram com a fava. E quando os guarda-redes abrem o livro...
Heverton Martins e Samuel Giaretta foram setas permanentes apontadas à baliza oposta, criando sucessivas oportunidades e protagonizando com o resto da sua equipa um jogo extremamente célere e ameaçador que teve efeitos práticos bem cedo: canto para o segundo poste e tremendo remate de João Batista. 0-1.
Bolas ao poste e cortes em cima da linha, numa primeira parte quase de sentido único coroada pelo 0-2, num tiro cruzado de Heverton Martins.
Resultado ajustado, punha em xeque uns campeões em título aparentemente incapazes de reagir à desvantagem. No entanto, o intervalo parece ter sido bom conselheiro. A segunda parte foi mais equilibrada, com oportunidades em ambas as balizas. Foi então que se repetiram os últimos dez minutos do Montanelas vs Dinamo de Cedofeita. Rui Vieira aproveitou um ressalto para reduzir e José Mendes, oportuníssimo, consumou mais uma improvável reviravolta. Sobre o apito final, o Vai Quem Quer ainda causou perigo num livre directo, mas o guardião voltou a evitar (pela enésima vez) o terceiro golo.
Os Vai Quer Quer abandonaram assim com um travo amargo a D-League. Seguramente sentiram que a "estrelinha da sorte", geradora de campeões, tinha residência fixa do outro lado da barricada.
Montanelas ou Lombroso? Eu, pessoalmente, recuso-me a lançar apostas.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Meias Finais - Resultados e Marcadores

Lombroso 5-1 FCP
Rogério Cunha (1), Paulo Coelho (2), Ricardo Ferreira (1), Marcelo Sousa (1) ;
Bruno Gomes (1)

Montanelas 3-2 Vai Quem Quer

Rui Vieira (1), José Mendes (2) ; João Batista (1), Heverton Martins (1)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Balanço dos Quartos de Final

Lombroso 6-2 Papi Kriki
Somam e seguem nesta edição da D-League os homens de criminologia. Após um empate a três bolas na fase regular, o Lombroso com uma exibição personalizada levou a melhor sobre os Papi Kriki, que abandonam sem brilho a competição num modestíssimo oitavo lugar. Desde cedo se compreendeu que a temível dupla Paulo Coelho/Rogério Cunha estava em dia sim e Tiago Lima sentiu isso na pele, indo buscar o esférico ao fundo da sua baliza por três vezes antes do intervalo. Abílio Rodrigues, ainda que bastante empenhado em missões defensivas, foi incapaz de suster na totalidade o ímpeto adversário.
Após o reatamento, os Papi deram um ar da sua graça e apos alguns calafrios provocados lá conseguiram reduzir através de um golo de belo efeito de Jorge Pinto na cobrança de um livre directo. Sol de pouca dura. Aproveitando um deslize defensivo, Ricardo Ferreira sentenciou definitivamente o encontro, completamente isolado. Até ao fim, registo de um golo para cada lado, não mais que meros dados estatísticos. Vitória justa de um dos mais fortes candidatos ao título.

Outsiders 4-5 Vai Quem Quer

Surpresa, apenas para quem não viu o jogo. E que jogo de loucos que decorreu no Pavilhão do Viso, apenas resolvido no último minuto do prolongamento pelo "rookie" David Liberal.
Na primeira parte, chuva de golos, alguns deles autenticamente prodigiosos. Exemplo perfeito é o 3-3 para os Outsiders, numa triangulação perfeita finalizada pelo retornado Luis Vieira. Luis Santos esteve também imperial ao longo de todo o encontro, mas foram o pragmatismo e simplicidade dos brasileiros que decidiram o jogo.
O ritmo frenético que os atletas impuseram à partida fez com que esta fosse apenas decidida em detalhes. Bolas que não entraram por milimetros sucederam-se e Samuel Giaretta desperdiçou o golo da vitória de baliza escancarada sobre o minuto 40'.
No prolongamento, o ritmo foi um pouco mais lento; o receio de sofrer parece ter falado mais alto. Certo é que, quando já todos pensavam nos fatídicos penalties, o golo apareceu e com ela a primeira "surpresa" da tarde.

Montanelas 7-5 Dinamo de Cedofeita

Se em relação ao encontro anterior se poderia falar de uma certa surpresa, neste a palavra "escândalo" foi a que ressoou em todas as cabeças da assistência. Os invictos Montanelas, claramenbte favoritos, deram ao adversário uma parte de avanço. Resultado 0-3 ao intervalo e 0-4 logo a abrir a segunda parte. Hedery Cabral fez o seu melhor jogo da época, sempre apoiado por uma equipa extremamente aguerrida e confiante num desfecho positivo.
Contudo, a falta de alternativas no banco do Dinamo acabou por dar a já inesperada reviravolta aos Montanelas. José Pinto e Bernardo Martins foram os mais significativos obreiros desta recuperação, não se podendo deixar no esquecimento o guarda-redes Vasco Almeida, que impediu golos decisivos e até irrecuperáveis.
De forma digna, o Dinamo despede-se da D-League. Por sua vez, os Montanelas terão que puxar dos galões para ultrapassar o surpreendente Vai Quem Quer.

Acácias 3-5 FCP
Ricardo Neves vezes quatro a derrubar mais uma equipa do pelotão da frente. Endiabrado e em sintonia com Pedro Santiago, foi uma dor de cabeça para a defensiva dos Acácias. Estes, no entanto, venderam cara a derrota. Fernando Almeida acertou na trave com um míssil no meio da rua e Delber Gomes marcou o primeiro para a sua equipa (1-2). Com o 2-2 (Fernando Almeida), o jogo parecia relançado... até Artur Heidrich borrar um pouco a pintura.
Na segunda metade, Luis Leitão tentou comandar a cambalhota no marcador - ainda facturou - mas foi insuficiente; a sorte não quis nada com os Acácias esta tarde. Artur ainda teve oportunidade para se redimir ao defender uma grande penalidade, mas o seu homólogo Rúben Ribeiro também esteve inspirado.
Resultado ajustado, a proporcionar ao FCP a melhor performance de sempre. Resta saber onde terminará.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Quartos-de-Final: Resultados

Lombroso 6-2 Papi Kriki
Paulo Coelho (2), Ricardo Ferreira (2), Rogério Cunha (1), Filipe Ribeiro (1) ; Jorge Pinto (1), Ricardo Ferreira (a.g.)

Outsiders 4-5 Vai Quem Quer
Sérgio Rocha (1), Luis Santos (1), Filipe Coelho (1), Luis Vieira (1) ; Heverton Martins (1), Samuel Giaretta (2), Pedro Machado (1), David Liberal (1)

Montanelas 7-5 Dinamo de Cedofeita
Miguel Vieira (1), José Pinto (2), Bernardo Martins (2), Rui Vieira (1), José Mendes (1) ; Hedery Cabral (2), Diogo Neves (1), Eduardo Esteves (1), César Teixeira (1)

Acácias 3-5 FCP
Delber Gomes (1), Luis Leitão (1), Fernando Almeida (1) ; Ricardo Neves (4), Tiago Cecílio (1)

Meias-Finais

Lombroso vs FCP

Montanelas vs Vai Quem Quer

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sorteio dos Quartos de Final

Jogo 1:
Acácias vs FCP

Jogo 2:
Lombroso vs Papi Kriki

Jogo 3:
Outsiders vs Vai Quem Quer

Jogo 4:
Montanelas vs Dinamo de Cedofeita


Meias-Finais:
Vencedor Jogo 1 vs Vencedor Jogo 2
Vencedor Jogo 3 vs Vencedor Jogo 4

A data exacta será comunicada em tempo útil aos capitães, afixada nos locais habituais e no blogue.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

9ª Jornada - Classificação e Resultados



FCP 8-3 Timi Boceta
Outsiders 4-5 Vai Quem Quer
Montanelas 3-2 Lombroso
Acácias 7-3 Papi Kriki

Montanelas sagram-se "campeões de inverno".

Montanelas, Lombroso, Outsiders e Acácias serão colocados no pote 1, enquanto que Vai Quem Quer, FCP, Dinamo de Cedofeita e Papi Kriki irão para o pote 2, tendo em vista a realização do sorteio dos quartos-de-final da D-League 08/09.

Proceder-se-á ao sorteio no dia 20 de Abril (segunda-feira), na AEFDUP.

A tabela completa dos melhores marcadores será afixada antes do sorteio.

9ª Jornada - Balanço dos jogos

FCP 8-3 Timi Boceta
Já numa posição confortável na tabela classificativa, o FCP jogava pelo prestígio. Desinibidos, os jogadores da praxe atingiram o intervalo com seis golos na bagagem e sem qualquer tento encaixado. A segunda metade foi ligeiramente diferente, com Filipe Coelho a abrir o livro e a concretizar por três ocasiões. Tal facto não inviabilizou a goleada, já que o Timi Boceta ainda consentiu mais dois golos na despedida da D-League 08/09.

Outsiders 4-5 Vai Quem Quer
Samuel Giaretta, reforço de inverno, decidiu baralhar as contas do apuramento para o primeiro pote ao fazer um hat-trick contra o terceiro classificado da prova. Os Outsiders ainda poderiam almejar o primeiro posto em caso de vitória, só que não contavam seguramente com a eficácia do contra-ataque brasileiro, abslutamente demolidor. Francisco Noronha foi dos mais inconformados com o desenrolar dos acontecimentos, contudo incapaz de virar o resultado. Apesar da vitória, o Vai Quem Quer terminou a fase regular na quinta posição, dada a vitória dos Acácias frente aos Papi Kriki.

Montanelas 3-2 Lombroso
Ironicamente, o sorteio ditou que estas duas equipas se defrontassem apenas na última jornada e em situação de igualdade pontual. Para os Montanelas o empate seria suficiente para a manutençao do primeiro lugar, porém Rui Carvalho e Ricardo Costa encarregaram-se de dissipar as dúvidas ainda antes do intervalo. No entanto, o Lombroso não deixou de acreditar nem de pôr à prova o inspirado Tiago Ramalho; Paulo Coelho e Rogério Cunha, já na segunda parte, devolveram a igualdade à partida. As oportunidades sucederam-se para ambas as partes, mas a sorte sorriu aos detentores do título, que por intermédio de José Pinto puderam respirar de alívio.

Acácias 7-3 Papi Kriki
A equipa desilusão da competição até ao momento não foi capaz de repetir a categórica vitória da época transacta frente aos Acácias. Estes precisavam dos três pontos para terminar no grupo da frente, não facilitando minimamente perante um adversário sem a sua maior referência ofensiva: Jorge Pinto. Triunfo justo a premiar a boa campanha dos Acácias na primeira fase, embora o desnível de quatro golos tenha parecido um pouco excessivo.

Dinamo de Cedofeita vs Inter. de Milheirós
Devido a incompatibilidades de calendário entre ambas as equipas nesta semana, este encontro foi adiado para a semana seguinte às férias da Páscoa. Ambas já têm destino traçado: Dinamo qualificado no pote 2 e Inter sem hipóteses matemáticas de seguir em frente.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

8ª Jornada - Balanço dos Jogos

Outsiders 7-4 Dinamo de Cedofeita
Sem desistir da luta pelo primeiro posto na fase regular, Sérgio Rocha encarregou-se de fazer por quatro vezes o gosto ao pé, a juntar aos outros três golos conseguidos pela sua formação. Mais uma vez desfalcado, o Dinamo viu ainda ser expulso um dos seus jogadores de referência (Eduardo Esteves), contando apenas com a inspiração de Diogo Neves para fazer golos neste encontro: quatro. Na última jornada, os Outsiders poderão sagrar-se campeões da 1ªfase, na eventualidade de o último jogo entre Lombroso e Montanelas terminar empatado (obviamente, precisarão de levar de vencida a equipa dos Vai Quem Quer). Por sua vez, o Dinamo garantiu, apesar da derrota, a qualificação para a fase final, embora se tenha tornado matematicamente impossível uma das quatro primeiras posições.

Acácias 9-1 Timi Boceta
Ao intervalo registava-se o nulo. Jamais seria previsível tamanha avalanche de golos na etapa complementar. Com cinco golos nos primeiros cinco minutos, o resultado ficou praticamente definido, assumindo Miguel Camelo uma papel preponderante na marcha do marcador. O Timi perdeu uma óptima oportunidade para relançar a dúvida sobre a qualificação, acabando despromovido antes da última jornada. Os Acácias apenas dependem de si para acabar no pelotão da frente

Montanelas 7-3 FCP
A determinação com a qual os líderes entraram neste encontro permitiu resolvê-lo bem rapidamente, com seis golos de vantagem ao intervalo. Depois apenas bastou gerir a confortável vantagem, o que possibilitou aos praxistas reduzir a diferença. O sétimo golo, por Bernardo Martins, selou uma vitória importante na luta pela liderança.

Papi Kriki 11-3 Internazionale de Milheirós
Quase quatro meses depois, os terceiranistas conseguiram voltar a experimentar o sabor do triunfo. Mais importante que isso, carimbaram a passagem à fase final. Por sua vez, o Inter, já com remotas hipóteses de qualificação, viu goradas desde cedo neste encontro as suas ambições. Jorge Pinto fez as pazes com as redes, marcando o primeiro tento em quatro jogos.

Lombroso 5-4 Vai Quem Quer
Merecia ter mais espectadores. Emoção do primeiro ao último minuto, diferenças dilatadas seguidas de recuperações espectaculares e golos inacreditáveis. Foi disto que se fez este encontro, cuja diferença apenas residiu no penalty que deu o quinto golo aos de Criminologia. Paulo Coelho fez o tento mais espectacular da prova até ao momento: remate bem de trás da linha divisória, de primeira, a entrar junto da trave sem hipóteses para o guardião contrário. Heverton Martins não quis ficar atrás e enviou de bem longe um míssil para as redes de António Martins (também ele muito seguro entre os postes neste encontro).

segunda-feira, 30 de março de 2009

8ª Jornada - Classificação e resultados



Lombroso 5-4 Vai Quem Quer
Papi Kriki 11-3 Inter. Milheirós
Outsiders 7-4 Dinamo de Cedofeita
Montanelas 7-3 FCP
Acácias 9-1 Timi Boceta

quarta-feira, 18 de março de 2009

Selecção de Futsal: FADEUP 5-2 FDUP

Adeus, mas de consciência limpa
"The following contest is schedulled for one fall". Expressão frequente antes de alguns combates de wrestling, modalidade em que o desfecho do combate está definido antes do início, com todas as movimentações planeadas ao milímetro e ao segundo, levando a audiência a rejubilar com as estonteantes acrobacias.
Nesta partida relativa aos quartos-de-final dificilmente se poderia imaginar um cenário diferente de uma vitória expressiva da FADEUP, no qual a FDUP desempenharia um papel de mero figurante embrenhado na teia de talento adversária. A realidade, contudo, parecia querer ser ligeiramente diferente; ainda não estava completo o primeiro minuto do encontro e já Direito festejava o seu primeiro golo por intermédio de Miguel Vieira. Volvidos dois minutos, Filipe Coelho fuzilou o guardião contrário na cobrança de uma falta, ampliando a diferença para dois golos.
O que se seguiu foi uma verdadeira avalanche ofensiva por parte dos atletas verde e brancos. Tiago Lima foi segurando o nulo até aos limites do impensável, protagonizando uma série de boas defesas, sentindo incrementos de pressão a cada segundo. Totalmente remetida ao último terço do terreno, a formação vermelha acabou vitimada por um herói improvável: o possante guarda-redes adversário. A pisar terrenos bem mais ofensivos, baralhou as marcações e disferiu um potente remate que só parou no fundo da baliza. Seguidamente, o caso do jogo. Tiago Lima alivia mal o esferico nos últimos segundos da primeira metade, este embate no braço de um oponente e ressalta para golo. Os protestos conduziram à expulsão de Sérgio Rocha, fazendo antever o pior para a etapa complementar.
A partir daí, a história torna-se fácil de contar. Em condições físicas francamente superiores, com uma cultura e rotina tácticas mais apuradas e mais habituados a ritmos competitivos, os jogadores da FADEUP alcançaram a reviravolta, atingindo até números expressivos. Ainda assim, durante um período significativo da segunda parte, foram os "desportistas" bafejados pela sorte, tendo em conta que um golo de Direito (e não foi por escassez de oportunidades) poderia inverter o rumo dos acontecimentos.
Tal não aconteceu e, numa maré de faltas e alívios pouco premeditados, a partida chegou ao seu terminus e, consequentemente, a participação da FDUP no torneio de futsal.
Talvez merecessem outra sorte pela forma estóica como remaram contra as contrariedades, mas evidentemente as vitórias morais não conferem aos seus detentores passaportes para as eliminatórias seguintes. O lutador favorito - e, para muitos, vencedor antecipado - acabou por sair do ringue com o seu cinto dourado intacto. No entanto, a dignidade de um guerreiro é algo de extremo valor. E essa, não obstante a eliminação, permaneceu quase sem mácula.

Ficha de jogo:

Tiago Lima
Bruno Gomes
Nuno Rocha
Miguel Vieira (1)
Sérgio Rocha
Filipe Coelho (1)
José Pinto
Paulo Preto
David Liberal
Luis Santos

quinta-feira, 12 de março de 2009

7ª Jornada - Classificação e resultados



Vai Quem Quer 11-1 Timi Boceta
Acácias 3-3 Dinamo de Cedofeita
Montanelas 3-3 Outsiders
Lombroso 10-1 Inter. Milheirós
Papi Kriki 2-4 FCP

Balanço da Jornada

Vai Quem Quer 11-1 Timi Boceta
Amplamente reforçada após a debandada de jogadores para o outro lado do Atlântico, os Vai Quem Quer foram letais na hora de rematar a baliza, sem que os seus adversários pudessem sequer esboçar qualquer tipo de reacção. Rui "Martins" concretizou o tento de honra para os Timi Boceta numa boa jogada de insistência. David Liberal foi o homem do jogo, ao acertar nas redes por quatro vezes.

Acácias 3-3 Dinamo de Cedofeita
Ambas as equipas dipunham de poucas opções de recurso para este encontro; o banco do Dinamo apenas serviu para guardar as chaves do balneário. Tal facto não invalidou a entrega de ambas as equipas, separadas por um ponto na tabela classificativa e com ambições válidas de terminar a primeira fase no pelotão da frente. Os Acácias estiveram por três vezes em vantagem, mas um cruzamento tirado do meio campo por Diogo Neves, sem desvio algum, acabou por trair o guardião Artur Heidrich, fixando em definitivo o empate.

Montanelas 3-3 Outsiders
O vencedor isolar-se-ia no comando da prova. Ritmo frenético, múltiplas ocasiões de golo e críticas constantes à arbitagem. Bom espectáculo, com direito a emoção a rodos no último minuto; poucos esperavam que, após o 2-3 convertido aos 39', José Pinto ainda fosse capaz de empatar com uma verdadeira bomba do meio da rua.

Lombroso 10-1 Inter. Milheirós
Ao intervalo, a diferença era de apenas dois golos. Jamais seria expectável o desnível da etapa complementar. Paulo Coelho marcou por quatro vezes, isolando-se na liderança dos melhores marcadores da prova, num jogo em que os estudantes de criminologia enviaram o esférico aos postes por sete vezes, a juntar ao impressionante número de tentos apontados.

Papi Kriki 2-4 FCP
Quarta derrota em sete jogos para o terceiro classificado do ano passado. Tiago Cecílio inaugurou o marcador, Pedro Santiago dilatou a vantagem, João Monteiro reduziu, mas Daniel Camarinha sentenciou já numa fase avançada da partida. O golo de José Soares não foi sequer suficiente para lançar a incerteza quanto ao vencedor. Com este resultado, o FCP conseguiu a qualificação para a fase seguinte, mergulhando os seus adversários definitivamente na luta pela manutenção.

terça-feira, 10 de março de 2009

Calendarização da 7ª Jornada

4ª Feira

15horas:
Vai Quem Quer vs Timi Boceta

16h e 20 min:
Acácias vs Dinamo de Cedofeita

17h e 30 min:
Montanelas vs Outsiders

5ª Feira

15 horas:
FCP vs Papi Kriki

16 horas:
Lombroso vs Internazionale de Milheirós

quarta-feira, 4 de março de 2009

Vale milhões

De acordo com um estudo encetado pelos mais conceituados professores de Harvard, o blog oficial da D-League encontra-se avaliado em quase cinco milhões de dólares.
Havendo algum interessado em desembolsar o valor estimado, este será canalizado para a construção de um pavilhão gimnodesportivo.
Aceitam-se sugestões para o nome desta superfície, brevemente ao dispor de toda a comunidade estudantil.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Selecção de futsal: FDUP 1-8 ISEP

Perdidos no campo

No reatamento do torneio de futsal organizado pela Federação Académica do Porto, a FDUP sofreu uma pesadíssima - e até humilhante - derrota frente ao ISEP.Ambas as equipas já haviam logrado a qualificação ara os quartos de final da prova, fruto dos triunfos nos dois jogos anteriores. No entanto, esta partida estaria longe de ser um mero compromisso de calendário, na medida em que o vencedor evitaria o confronto com a tradicionalmente complicada FADEUP na fase seguinte.
Cientes desse facto, os juristas entraram determinados a conquistar os três pontos. Porém, tal determinação dissipou-se volvidos apenas dois minutos. Um erro infantil da defensiva vermelha, incapaz de aliviar uma bola aparentemente controlada, permitiu aos engenheiros do Politécnico do Porto o embalo para uma contundente goleada; os ataques eram sucessivos, a pressão avassaladora e tornou-se por demais evidente a ausência de uma referência atacante, preenchida nos anteriores jogos por Miguel Vieira (ausente por lesão). Sem a produtiva arma do contra-ataque, a manobra ofensiva da FDUP era pouco mais que inócua.
Capazes de anular a equipa adversária, remetida ao seu meio-campo, os atletas do ISEP simplesmente precisaram de aproveitar deslizes infantis para chegar ao intervalo com uma confortável margem de três tentos.
O debutante Filipe Coelho não foi feliz, perdendo inúmeras vezes o esférico, demasiado macio para penetrar eficazmente na muralha adversária. Jorge Pinto, rematador nato, não acertou entre os postes uma única vez. Pior ainda: acabou por ser expulso por acumulação de amarelos. Igualmente excluído foi Rui Vieira, por alegados impropérios dirigidos à árbitra do encontro. Péssima avaliação da juíza, algo arrogante, incapaz de efectuar a distinção entre um insulto e uma interjeição.
Tudo o resto foi penoso, salvando-se o golo solitário de Luís Santos, também estreante nestas andanças. Os golos do ISEP sucederam-se com uma justa naturalidade, frente a um conjunto de jogadores que foram tudo menos equipa, completamente perdidos dentro das quatro linhas.
A distorcida imagem deixada pelos homens d'Os Bragas é de lamentar, mas perfeitamente corrigível. Dentro de sensivelmente duas semanas veremos quais os efeitos desta goleada. Hiato mais que suficiente para a limpar as armas, afinar a máquina e levantar os índices psicológicos, sem esquecer que o próximo jogo é a eliminar.

Ficha de Jogo:

Vasco Almeida
Bernardo Martins
Rui Vieira
Jorge Pinto
Luis Santos (1)
Filipe Coelho
Sérgio Rocha
Tiago Lima
José Pinto

De fora no próximo jogo:
Rui Vieira
Jorge Pinto

Classificação Final: Grupo A
1º ISEP -9
2º FDUP - 6
3º FMUP - 3
4º Instituto Piaget - 0

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Novo e-mail

aefdup.dleague@gmail.com

Com vista a criar uma base de dados mais detalhada e desenvolver uma série de surpresas para o início do segundo semestre, criamos este endereço para o qual apelamos que enviem fotos, links de videos, sugestões, etc.
Não é necessário que as fotos estejam directamente relacionadas com o futsal, mas é de extrema importância que recebamos documentação da vossa parte.

Aguardamos a vossa colaboração!